quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Frases em russo sobre religiões



Qual é a sua religião? Какой Вы веры?
Qual é a sua religião? Какое у Вас вероисповедание?
Qual é a sua religião? К какой религии Вы принадлежите?
Essa pergunta é íntima demais. Это слишком личный вопрос.
Eu sou cristão. Я христианин.
Eu sou cristã. Я христианка.
Eu sou católico. Я католик.
Eu sou católica, e você? Я католичка, а Вы?
Ele é protestante. Он протестант.
As minhas irmãs são protestantes. Мои сёстры — протестантки.
Minha família é protestante. Моя семья — протестанты.
Ele é pentecostal. Он пятидесятник.
Eu sou ortodoxo. Я православный.
Eu sou ortodoxa. Я православная.
Eu sou um velho crente. Я старовер.
Eu sou um velho crente. Я старообрядец.
Ele é budista. Он буддист.
Ela é budista. Она буддистка.
Eu sou muçulmano, e você? Я мусульманин, а Вы?
Eu também sou muçulmana. Я тоже мусульманка.
Eu sou judeu. Я иудей.
Eu sou judia. Я иудейка.
Ele é ateu. Он атеист.
Ela era atéia, mas depois se tornou protestante. Она была атеисткой, но потом стала протестанткой.
Eu rezo cada dia. Я молюсь каждый день.
Eu não sei rezar. Я не умею молиться.
Eu acredito em Deus. Я верю в Бога.
Eu acredito em Deus. Я верующий.
Minha avó acredita em Deus. Моя бабушка — верующая.
Meu avô não acredita em Deus. Мой дедушка — неверующий.
Eu acredito em Deus, mas eu não fui batizado. Я верю в Бога, но я не крещёный.
Ela foi batizada, mas não acredita em Deus. Она крещёная, но не верит в Бога.
Você frequenta qual igreja? В какую церковь Вы ходите?
Eu acho as igrejas bonitas. Я считаю церкви красивыми.
A catedral da nossa cidade é a minha igreja favorita. Моя любимая церковь — кафедральный собор нашего города.
A minha mãe foi batizada nessa igreja. В этой церкви крестили мою маму.
Eu acredito em Deus mas não frequento igreja. Я верю в Бога, но не хожу в церковь.
Eu frequento igreja cada domingo. Я хожу в церковь каждое воскресенье.
Eu gosto de missas. Мне нравятся мессы.