domingo, 11 de agosto de 2013

6 dicas para aprender russo. Da Rússia

1. Aprenda o alfabeto em partes. Saber distinguir três letras uma de outra com certeza é melhor do que tentar memorizar trinta e três letras estranhas de uma vez.

2. Leia o dicionário quando você está bravo depois de uma briga com algum amigo russo. Procure lá as palavras russas que ajudassem você a explicar que você foi mal-entendido. Assim você vai enriquecer o seu vocabulário.

3. Combine as palavras que você aprendeu. Combine, combine mais! Faça as novas combinações delas. Deixe as palavras encontrar-se e fazer amizade – na expressão, depois – na turma de uma frase, depois – na multidão de um texto.

4. Duvida como combinar as palavras corretamente? Procure aquela frase russa imaginária no Google. Ela foi mencionada cinco vezes? Talvez você errou. Mil vezes? Talvez você tá certo ou todos aqueles russos do Google erraram, também pode ser.

5. Está cantarolando uma música russa? Cante toda a música de início até o fim, todas as letras dela. Você vai descobrir que antes você não prestava atenção na grande parte dessas letras. Assim você vai aprender as construções gramaticais.

6. Procure a informação interessante para você pessoalmente, o mesmo que você gosta de ler em português o dia a dia, mas em russo. Sobre os preços? Ou aviões? Ou cavalos? É você que resolve sobre o que ler em russo. Uma boa motivação que exige muito de você mesmo!