sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ditado total

No dia 21 de Abril "toda a Rússia" escreveu тотальный диктант [totálhnyi diktánt] - ditado total; é uma ação anual para voluntários de todas as idades que queriam testar seus conhecimentos de ortografia em russo. 14,5 mil pessoas do mundo participaram, a maioria deles participou aqui na Rússia, a maioria dos participantes russos moram na Sibéria (pois na cidade Novosibírsk a ideia do ditado mesmo foi inventada no ano 2004). 1% de todos escreveram tudo certo, 10% escreveram bastante bem, 61% escreveram tudo errado. Existem 3 versões do texto: a parte 1 (veja o texto!) para moradores da Nova Zelândia, do Extremo Oriente e da Sibéria Oriental, a parte 2 (veja o texto!) para moradores da Sibéria Ocidental, do Cazaquistão e dos Montes Urais e a parte 3 (veja o texto!) para moradores da Rússia Europeia e do resto da Europa.
Neste ano todas as partes preparou o escritor Zakhar Prilépin (olha que diz a Wikipédia inglesa sobre ele. A Wikipédia russa diz mais!). Eu li os textos e acho que para o Prilépin eles foram mais uma oportunidade de dizer sobre a vida na Rússia, do nosso jeito de viver (que ortografia? nunca ouvi falar). Quer entender os russos melhor? Traduz estes 3 textos.
Também eu acho que seria melhor dizer всеобщий [fciópchchii] (= total também) диктант em vez de тотальный диктант, porque a palavra тотальный em russo significa 'total do mal', e a ideia de fazer este ditado é boa para... (que ortografia? nunca ouvi falar) unir o povo!